O Windows Vista já saiu! Ou já tinha saido?

Uns dias depois de ter saído, que tal vermos exactamente o Windows Vista?

O Grande Sistema Operativo, que levou 5 anos a criar, que inovações traz?

O Instant Search. Um grande search, sim senhor. Basta clicar no menu iniciar e está lá! Vão aparecendo os files à medida que se vai colocando os nomes, tem sintax-highlighting… e agora como no slogan da Microsoft: “Wow!”

Então se isto é uma inovação do Windows Vista, como se chama aquela coisinha no Mac OS X em que se clica numa tecla e aparece no canto superior esquerdo uma search box em que vão aparecendo os files à medida que se vai colocando os nomes, tem sintax-highlighting… (esta frase… Parece-me que já a escrevi em qualquer lado…). Já sei! Deve chama-se Search in an Instant..

E o Aero Glass? Agora com o Vista é só ver as janelinhas transparentes e sombrinhas! Perfeito! Agora, quem tem um PC com 1Gb de RAM e com uma placa de 128Mb (isto é, se 128 chegarem) já tem onde gastar os recursos… Agora vocês pensam: pode ser pesado, mas é inovação! E eu respondo: sim, têm razão. É uma grande inovação. Principalmente na parte em que come muito mais do que o XGL do Linux ou o Aqua do Mac OS X, que, também têm transparências e sombrinhas… Agora só falta é o Aero Glass ter um cubo a girar e arrastar a janela como se fosse uma folha…


E quanto ao browser? Afinal, quem nunca usou o Internet Explorer? Pois é… Agora saiu a versão 7.0… Agora pode ter-se várias tab’s como se fossem janelas. Parabéns. Aqui podiam ter-se atrasado um pouco menos… O Firefox, o Opera, o Safari… Até o “Navegador Web do GNOME” já incluem tab’s….

Por fim, a única inovação que eu não tenho argumentos a dizer que foi cópia. Sim podem-me flamar por eu não poder dizer que esta inovação é uma cópia. Vou ter que viver o resto da vida com isso. Os utilizadores de Windows é que já não vão ter que viver com uma tecnologia que bloqueia alguns formatos digitais por dizer que são pirataria, o DRM (Digital Rights Management). Sim, não se preocupem. Estão a salvo disso. Afinal, os hackers não são tão demorados que demorem 5 anos a fazer um Sistema Operativo. Demoraram foi 2 dias a crackar o DRM (fonte).

Quanto à escolha, os utilizadores também não se podem queixar… Afinal só há o Vista Home Basic, o Vista Home Premium, o Vista Business, o Vista Ultimate e o Vista Ultimate Upgrade Signature Edition… Fora os Vistas de Upgrade do XP… E fora os Upgrades entre versões do Windows Vista… E fora a versão OEM… Estão bem servidos.

Por fim, posso dizer que gostei muito do novo design do site da Microsoft. E não, não foi cópia de lado nenhum. Pelo menos que eu saiba…

PS: Ainda tive para por imagens ilustrativas, mas o Google serve para ser usado 😀

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: