Comprar a minha opinião? Não obrigado.

Não vou dizer que discordo da compra de posts em blogs. Eu mesmo já participei/participo em esquemas desses.

O que não concordo, e nada mesmo, é a compra de posts positivos. O ReviewME (que serve de ponte entre os bloggers e as empresas que tencionam comprar os posts) tem bem explícito nas FAQ do seu site:

Can I require a positive review?

We do not allow advertisers to require a positive review. The vast majority of reviews are measuredly positive, although many do contain constructive criticism. We view this as a bonus: how else can you quickly and cheaply get feedback on a product or service from influencers?

Aqui concordo totalmente. A empresa contacta-nos através do ReviewME, e pede uma análise. Tem uns requisitos (200 palavras, tem de ter um link e mais umas coisas) mas são mínimos. Nunca manipular a opinião do blogger.

Depois de dar a minha voltinha pelo Planet Geek reparei nos posts do José Rocha e do Bruno Miguel.

A Microsoft a comprar a opinião a bloggers famosos? Nada que não se esperasse. Bloggers a aceitar? Não, não esperava. A Microsoft deve ter pago, e bem, a estes bloggers. Parece que o dinheiro falou mais alto que a dignidade deles…

Mais uma nota que fica é o facto da Microsoft, mais uma vez, precisar de fazer publicidade enganosa para arranjar malta para usar o seu Vista (também conhecido como “Me 2.0” ou “Diz Que é Uma Espécie de SO”).

Então, as notícias de confiança já perderam a credibilidade e é preciso avançar por outro lado? E que tal criarem uma revista de informática em todos os países do mundo? Oh, desculpem. Neste caso não é necessário. Também já tratam de pagar a revistas para vos fazer publicidade… Basta olhar para o exemplo português…

Mais uma vez, a frase milhares de vezes repetida: grande Bill Gates mais a sua estratégia de marketing.

Será que no fim da sua saída da Microsoft o seu sucessor conseguirá continuar com este marketing?

(sinceramente, espero que não 😀 )

Anúncios

3 Respostas to “Comprar a minha opinião? Não obrigado.”

  1. Bruno Says:

    Também acho que não é nada que não se esperasse da Microsoft, mas também acho que não é de estranhar estes bloggers terem aceite o suborno. São mainstream e isso vira-lhes a cabeça.

  2. ahn Says:

    nao entendi

  3. Joel Ramos Says:

    Devias ter ido aos blogs referidos 🙂

    Resumidamente, o que se passa/passou, foi que a Microsoft pagou a bloggers famosos para escreverem análises positivas sobre o seu software.

    Ora, eu em relação a isto, sou totalmente contra… Uma coisa é pagar para fazer as análises (independentemente de serem positivas ou negativas) outra é subornar para fazer análises positivas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: