rss2twitter

Muitos conhecem o twitter. Muitos já ouviram falar. Muitos, como eu até à uns dias, sabiam que era qualquer coisa relacionada com telemóveis.

Pois bem, o twitter é uma rede social que permite enviar comentários do género “Vou à casa-de-banho”. A novidade é que eu posso saber que alguém vai à casa de banho através de uma notificação por um qualquer programa (como o gTwitter para Linux), por e-mail, por IM (como o GTalk) ou por SMS. Óbvio que o mais engraçado é o SMS. Para se inscreverem têm de se registar no site e após obterem um código, enviá-lo por sms para um nº no Reino Unido (cujo custo depende da operadora, sendo que a mim na TMN custou 20 e poucos cêntimos). Depois é só inscrever-mo-nos como amigos de alguém e ir recebendo as notificações dessa pessoa (de notar que as notificações por SMS são grátis, apenas as mensagens enviadas por nós é que são pagas).

Dei o exemplo do comentário “Vou à casa de banho” porque realmente há lá muitos assim. Mas para mim não é nada que me interessa. O que me interessa é, por exemplo, receber as últimas actualizações do jornal Publico no meu telemóvel. Bem, gostei. Mas o que queria era uma actualização sobre futebol. Procurei e apenas encontrei três relacionados com futebol, sendo que um deles eram apenas os resultados dos jogos da SuperLiga. Interessante. Mas mais interessante seria ter notificações do maisfutebol. Então e que fazer? Eles têm um RSS Feed, por isso não seria complicado, em príncipio. Procurei pela Internet e, de facto, encontrei vários scripts para enviar as notícias para o twitter. Mas todos pecavam por um lado: não verificavam os posts que já estavam no twitter, e assim duplicavam-nos. Não é agradável receber a mesma notícia no telemóvel várias vezes, pois não? Nas notificações do Publico acontece isso e não é muito agradável…

Assim, fiz eu um pequeno script em php. Este usa o lastRSS para obter o RSS tanto do site pretendido como da nossa conta no twitter (para onde será enviado a notícia) e compara. Depois, tudo o que estiver no site pretendido e que não esteja no twitter é enviado, com auxílio do cURL, para lá. Simples não?

Podem fazer download do script aqui. De notar que precisam de ter o libcurl instalado no vosso servidor para funcionar (a grande maioria tem).

Para seguirem qualquer futuro desenvolvimento do script, podem ver aqui. Também deixarei comentários aqui no post caso hajam novas versões.

Espero comentários sobre a utilidade e/ou inutilidado e sobre bugs que encontrem no script. Já agora o canal, chamemos-lhe assim embora já tenho visto chamarem “rive”, que criei para o maisfutebol está disponível aqui.

Anúncios

Uma resposta to “rss2twitter”

  1. webtuga Says:

    Isto é bastante útil, thanks…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: